O fute­bol por­tuguês tem mostra­do um cresci­men­to impres­sio­n­ante. Esse fator tem refleti­do em diver­sos setores, como o mer­ca­do de apos­tas e o tur­is­mo. Os brasileiros, por sua vez, podem aproveitar esse momen­to para via­jar e lucrar com os “pita­cos”.

O méri­to ao fute­bol de Por­tu­gal chegou graças ao desem­pen­ho do SL Ben­fi­ca que foi clas­si­fi­ca­do como um dos clubes mais promis­sores e bem pagos do mun­do. Numa tabela com 50 equipas, ele é o úni­co do país.

Atual­mente ele é avali­a­do em 142 mil­hões de euros, de acor­do com a Brand Finance, o que faz dele um can­dida­to promis­sor para cam­pan­has de mar­ket­ing e inves­ti­men­to. Isso altera a visão das mar­cas envolvi­das com o esporte.

Aos poucos ele tem aju­da­do no cresci­men­to econômi­co do país, mes­mo que os val­ores ain­da não refli­tam forte­mente.  No entan­to, tal suces­so não é exclu­sivi­dade na Europa, que despon­ta nas primeiras cat­e­go­rias. O títu­lo supre­mo fica a car­go do Real Madrid, casa das maiores cele­bri­dades do uni­ver­so fute­bolís­ti­co.

Ao Jor­nal Económi­co, o dire­tor de mar­ket­ing desporti­vo do Insti­tu­to Por­tuguês de Admin­is­tração de Mar­ket­ing, Daniel Sá, expli­cou como o time chegou ao feito e a importân­cia dess­es dados.

São boas notí­cias nat­u­ral­mente para o Ben­fi­ca, mas tam­bém para o fute­bol por­tuguês. Na ver­dade, aca­ba por ser um recon­hec­i­men­to através de um instru­men­to de medição, onde se recon­hece a mar­ca como sendo valiosa. Isto tem par­tic­u­lar­mente importân­cia quan­do sabe­mos que a dimen­são do campe­ona­to por­tuguês, é clara­mente uma segun­da divisão em ter­mos europeus, muito longe das cin­co primeiras lig­as europeias. Por­tan­to, é muito mais difí­cil a um clube com um mer­ca­do muito mais pequeno do que os out­ros con­seguir estar neste tipo de rank­ing. Isto é um tra­bal­ho do Ben­fi­ca, que segue des­de há muito tem­po uma estraté­gia e que tem dado resul­ta­dos”, con­tou Sá.

Como esse cresci­men­to ben­e­fi­cia out­ros setores de mer­ca­do?

Dire­ta­mente o nicho de apos­tas foi afe­ta­do, já que por mais que o time ten­ha enfrenta­do prob­le­mas judi­ci­ais recentes, ele con­tin­ua com seu grau de con­fi­a­bil­i­dade em alta. Isso atrai os apos­ta­dores para as casas de jogos online.

Elas, por sua vez, arrecadam mil­hões em transações diárias e fornecem um meio de entreten­i­men­to lucra­ti­vo. Atual­mente, ele é um dos favoritos entres os jogadores de todo o mun­do.

Indi­re­ta­mente, o esporte afe­tou out­ros setores, como o tur­is­mo que cresceu. Os fãs ago­ra bus­cam por par­tidas ao vivo, den­tro dos está­dios. Os que estão somente de pas­sagem tam­bém alme­jam ver de per­to seus ído­los lusi­tanos. Con­se­quente­mente todos os esta­b­elec­i­men­tos com­er­ci­ais são afe­ta­dos.

Os super­me­r­ca­dos, por exem­p­lo, estão a servir de apoio para os tur­is­tas, que podem encon­trar as mel­hores ofer­tas entro das maiores redes vare­jis­tas, como os itens do fol­heto pin­go doce, disponív­el no por­tal Suas Pro­mos.

Já os brasileiros podem aproveitar todo esse suces­so para con­hecer as belezas do país, vis­i­tar a are­na do clube, degus­tar sua culinária par­adis­ía­ca, realizar apos­tas e aproveitar para com­prar. Tudo isso com o con­for­to de falar a lín­gua pátria dos lusi­tanos e ter uma recepção calorosa de seu povo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here