DurantBenfica 35e este  últi­mo mês de campe­ona­to , mais do que tentarem reme­di­ar o pre­juí­zo, o Sport­ing (onde se incluem pres­i­dente, treinador e os seus adep­tos) tem ten­ta­do, de  todas as for­mas e mais algu­mas, tirar o méri­to ao Ben­fi­ca sobre a con­quista (mais do que cer­ta) do tri­cam­pe­ona­to nacional. Não há dúvi­das que eles vencerão o jogo con­tra o Nacional da Madeira. Só um cego, ou alguém com um olhar muito tur­vo, pode não diz­er que o Ben­fi­ca não é um jus­to campe­ona­to. Mais. Só a arrogân­cia exces­si­va de Jorge Jesus pode toldar-lhe a opinião e achar que treina a mel­hor equipa de Por­tu­gal e que é uma tremen­da injustiça não ser ele o grande campeão.

Antes de avançar no tex­to, abro só um parên­te­sis para lhe agrade­cer pub­li­ca­mente o que ele fez pelo Ben­fi­ca. A con­quista do tri­cam­pe­ona­to arran­cou quan­do ele disse que Rui Vitória (con­heci­do no iní­cio da época como Rui Der­ro­ta) não tin­ha ‘mãoz­in­has’ para con­duzir o Fer­rari que ele tin­ha deix­a­do na Luz. Ele já devia ter apren­di­do em anos ante­ri­ores que insul­tar o maior emble­ma do país nun­ca foi boa políti­ca. Só une ain­da mais a família ben­fiquista.

Mas adi­ante… Vamos a fac­tos. Se Jorge Jesus fos­se tão bom como diz, já estaria a con­quis­tar o títu­lo de campeão nacional, porque era sinal que tin­ha con­segui­do aguen­tar durante todo o campe­ona­to os oito pon­tos de dis­tân­cia que con­seguiu ter em deter­mi­na­da altura des­ta época. Não tin­ha sido der­ro­ta­do pelo Ton­dela e U. Madeira, equipas que lutam para não descer. Se ele fos­se tão mes­mo muito bom, tin­ha con­segui­do vencer o Ben­fi­ca em Alvalade, equipa que diz con­hecer como a pal­ma das suas mãos, e que tem o mes­mo sis­tema de jogo do que ele deixou na últi­ma época.

Jorge Jesus não o con­seguiu, mas Rui Vitória, que  suposta­mente não era capaz de con­duzir o Fer­rari da Luz, e que é um mau treinador, segun­do o Sumo Pon­tí­fice do fute­bol por­tuguês treina­do, con­seguiu tornar os oito pon­tos de desvan­tagem em dois de van­tagem, sem nun­ca mais ter per­di­do essa van­tagem, e ain­da con­seguiu faz­er um ‘bril­harete’ na Liga dos Campeões. Enfim, coisa pou­ca…

Ain­da mais. Jorge Jesus com o ser ar de sabichão disse várias vezes que se não jogasse o jogador ‘X’, joga­va o ‘Manel’. Mas não con­seguiu, e duvi­do que con­seguirá faz­er um dia o que Rui Vitória fez no Ben­fi­ca. Pegar numa equipa com­ple­ta­mente desmon­ta­da, encon­trar soluções, e ain­da somar val­or jovem à equipa. Exem­p­los dis­to. A espin­ha dor­sal da equipa do Ben­fi­ca do iní­cio do campe­ona­to, não é a mes­ma que está a jog­ar ago­ra no final do campe­ona­to. Gan­há­mos Eder­son, um guar­da-redes de gabar­i­to inter­na­cional, que até foi chama­do à selecção brasileira. Perdemos o capitão Luisão na defe­sa, mas gan­hamos Lin­de­lof. Apare­ceu um miú­do de seu nome Rena­to Sanch­es, que veio da for­mação, fez voltar a vibrar o coração dos ben­fiquis­tas (quem não se recor­da do golo que mar­cou à Académi­ca de Coim­bra), e já rende € 35 mil­hões (mais prémios de pro­du­tivi­dade) pela sua já anun­ci­a­da trans­fer­ên­cia para o Bay­ern Munich.

Não sou o defen­sor ofi­cial de Rui Vitória, mas os fac­tos falam por si, e é pre­ciso dar o rele­vo que mere­cem, por mui­ta poeira que ago­ra Jorge Jesus queira lev­an­tar. Por muito que custe a Jorge Jesus, Rui Vitória já bateu o recorde de pon­tos obti­dos numa úni­ca época.

Vamos ago­ra a out­ro tipos de fac­tos. Durante o últi­mo mês ten­ho lido várias vezes que o Ben­fi­ca tem gan­ho jogos à ‘rasquin­ha’, mais uma vez para des­cred­i­bi­lizar a con­quista do campe­ona­to por parte do Ben­fi­ca. Relem­bro ape­nas que o Sport­ing (essa equipa de mes­tria fute­bolís­ti­ca supe­ri­or), além de ter per­di­do con­tra o Ton­dela (em casa) e o União da Madeira,  já tin­ha tido difi­cul­dade gan­har ao Ton­dela fora de por­tas na primeira vol­ta — a vitória só apare­ceu aos 90′+8′ (!); e será que os sportin­guis­tas se lem­bram que no jogo con­tra o Arou­ca, fora de por­tas, só con­seguiram mar­car golo aos 90′; e que no jogo em casa con­tra o Bele­nens­es mar­caram aos 90+4′ (!). Ain­da podia diz­er tam­bém que no  con­tra ao Nacional da Madeira mar­car o golo da vitória aos 85′ (!). Para quem crit­i­ca as vitórias à ‘rasquin­ha’, abu­sou um pouco

Por fim, falo sobre as notí­cias para­le­las ao jogo Marí­ti­mo-Ben­fi­ca. Acho graça todos os sportin­guis­tas acharem um caso de polí­cia o fac­to dos pres­i­dentes terem almoça­do jun­tos, depois de terem sido, imag­ine-se!, trans­porta­dos no mes­mo car­ro (onde é que já se viu uma coisas destas). E aqui­lo que se pas­sou den­tro de cam­po foi real­mente como tudo tivesse sido acor­da­do ante­ri­or­mente. Rena­to Sanch­es foi expul­so na primeira parte, depois de ter vis­to dois amare­los, um deles bas­tante força­do (Augus­to Iná­cio, comen­ta­dor afec­to ao Sport­ing, na SIC Notí­cias é da mes­ma opinião) por ter sim­u­la­do uma grande penal­i­dade. Cer­ta­mente que tudo isto faria parte do acor­do para que hou­vesse mais adren­a­li­na no jogo, ou então foi real­mente tudo feito para facil­i­tar a vitória do Ben­fi­ca con­tra o Marí­ti­mo. Enfim… Na ver­dade, não vi nen­hum sportin­guista a diz­er aqui­lo que real­mente acon­te­ceu: o Ben­fi­ca a super­ar-se, a faz­er um dos mel­hores jogos da época mes­mo estando em desvan­tagem.

O mais engraça­do é que, para os adep­tos e diri­gentes do Sport­ing, o almoço entre os pres­i­dentes do Ben­fi­ca e do Marí­ti­mo é  um aut­en­ti­co crime públi­co (… e descara­do), mas o “jogo da mala” (diz-se que o Sport­ing andou a ofer­e­cer € 250 mil à equipa que con­seguir tirar pon­tos ao Ben­fi­ca) é com­ple­ta­mente nor­mal. E este fac­to não é o diz que disse. O respeita­do pro­fes­sor Nelo Vin­ga­da reme­teu-se ao silên­cio quan­do no final do jogo con­tra o Ben­fi­ca foi abor­da­do sobre o assun­to.

No final das con­tas vamos ver que além de con­quis­tar o tri­cam­pe­ona­to, o Ben­fi­ca vai ain­da con­quis­tar a Taça da Liga, um troféu despreza­do por tan­tos.


ohome­mde­cax­emi­ra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here